Como montar uma mesa de Natal?

06/12/2018 14:36

mesa de natal

Final de ano é época de confraternizar. E nada melhor do que receber os amigos e a família para celebrar esse período, não é mesmo? Contudo, uma das dúvidas mais comuns nesses momentos é sobre como montar a mesa de Natal.

Embora em um primeiro momento isso pareça algo complicado, a verdade é que, com disposição e cuidado, é possível montar uma mesa muito bonita e receber os seus convidados com bastante estilo. Quer saber como? Veja as dicas que reunimos!

Afinal, como montar uma mesa de Natal?

Informe-se sobre os detalhes

Antes de pensar na cor da toalha ou na disposição dos pratos, é fundamental ficar atento a algumas informações básicas sobre a sua comemoração.

Analise a quantidade de convidados, o local onde a ceia será servida e o estilo da confraternização.

Uma ceia ao ar livre e bem descontraída, por exemplo, pede uma decoração diferente daquelas servidas dentro de casa e com um caráter mais formal.

Branco natal

Defina as cores

Agora que você já tem os dados mais importantes, é hora de começar a pensar nos detalhes da sua mesa de Natal. O primeiro passo é escolher as cores que formarão a base da sua decoração.

Tente optar por duas ou três cores, para evitar ficar muito colorido. Uma ideia super requintada é usar apenas uma cor, fazendo uma mistura rica e interessante de tons (que pode ser mesclada com uma tonalidade neutra, como o branco).

Algumas sugestões legais são prata, dourado, cobre, azul, verde, vermelho, branco, champanhe e laranja.

trilho de brilho vermelho guardanapo dobrado como pinheiro e paus de canela

Escolha entre toalha ou jogo americano

Com as cores definidas, será mais fácil começar a compor a mesa. A base pode ser montada apenas com toalhas, com toalhas e jogos americanos ou só com jogos americanos. Novamente, depende do tipo de decoração que você pretende fazer e do caráter da sua comemoração.

Se a sua mesa é pequena, você poderá investir apenas em jogos americanos e decorações, evitando a toalha, que pode “pesar” demais e deixar o espaço ainda menor.

Agora, se a sua mesa é mais ampla ou você quer criar um ambiente inovador, é possível mesclar ambos os itens, usando uma toalha de cor neutra por baixo e os jogos americanos com estampas ou cores mais fortes por cima.

Se quiser, também pode dispensar os jogos americanos, usando um sousplat para cada convidado.

mesa azul natal sousplat prateado

Defina os guardanapos e a louça

Com a base pronta, parta para a próxima etapa da sua mesa de Natal. Os guardanapos, de preferência, devem ser de tecido e estar dentro da base de cores que você escolheu.

Caso esteja usando uma toalha ou jogos americanos em tons claros e neutros, prefira os guardanapos coloridos ou estampados, que criam um contraste bacana e trazem mais vida à sua mesa. O contrário também é válido.

A louça precisa estar em sintonia com o restante da decoração. Quem quiser criar uma mesa cheia de estilo pode investir em louças com tons mais fortes, como o vermelho ou o dourado.

As louças brancas são as mais tradicionais e a grande vantagem é que elas são discretas — assim, você poderá brincar com os outros elementos sem que a composição se torne excessiva.

Para servir a comida, invista em acessórios que tenham relação com os pratos, criando uma sintonia na sua mesa de Natal.

Os talheres são itens que também fazem a diferença e precisam ser considerados. Escolha um item que combine com a louça usada e seja agradável de usar.

Os copos são elementos marcantes e precisam estar de acordo com o restante. Lembre-se, ainda, que existem modelos para diferentes funções: champanhe, vinho, água, etc.

guardanapos amarrados com cordão e paus de canela

Pense nos enfeites

Por último, escolha os acessórios que enfeitarão a mesa.

Aqui, existem inúmeras possibilidades, mas é sempre importante se atentar ao tamanho da sua mesa e o espaço disponível, de modo a evitar o excesso de enfeites, que pode prejudicar os convidados no momento de servir comida.

São muitas as ideias: velas, castiçais, arranjos com recipientes de vidro e bolas ou flores natalinas, bonecos de neve, presentes, etc.

Não se esqueça dos detalhes. Por exemplo, o prendedor de guardanapo também pode ter motivos natalinos ou incluir uma mensagem de agradecimento ao convidado e até uma plaquinha com o menu que será servido.

Além da mesa, você poderá decorar as cadeiras e o restante do ambiente. Só tome cuidado para não exagerar.

Com essas dicas, ficou mais fácil montar a sua mesa de Natal? Então aproveite para visitar a nossa loja virtual e encontrar tudo o que precisa para deixar a sua decoração ainda mais bacana!

decor de natal, taça, castiçal, folhas, frutas

Compartilhe:
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
Categorias: